O Espirito Natalino

Citar

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”

Mahatma Gandhi.

 

Desde muito jovem me interesso por assuntos da natureza humana, morte, culpa, de onde viemos? Como nascemos? Porque vivemos nesse mundo? Por que cada um de nós tem uma vida diferente?

Inicialmente busquei respostas na igreja, fui professora de catecismo, já cheguei até  a pensar em ser freira, é claro que essa aspiração só durou enquanto, eu não conhecia os meninos e as festas. Rs!

O tempo passou e na época d​o Pré-Vestibular comecei a questionar o que a igreja pregava, como pode ​Jesus ser um branco quando nasceu no Oriente Médio? Também percebi que existiam coisas obscuras, muitos assuntos que eram proibidos pela igreja, passei a não concordar com o método aplicado.

Foi quando me envolvi com a política, movimento estudantil, fui Caras-Pintadas, também comecei a participar das causas sociais.

Trabalhei na FEEM,  Associação São Martinho. ​ Porém, nessa mesma época comecei a ler Leonardo Boff(Teologia da Libertação), a partir daí comecei a ter uma nova visão de Jesus Cristo, passei a encará-lo não como o ser místico, mas  como o homem que entendia das causas humanas​.

Que teve muita influência na edificação da ideia global da igualdade de direitos e dignidade entre todos os seres humanos e na articulação dos preceitos e direitos garantidos pela Declaração Universal de Direitos Humanos.

Apesar da sua controvertida passagem pela terra, uns sustentam que ele existiu, outros  como Jean Baptiste Roustaing¹ “corpo fluídico de Jesus”, em sua obra “Os Quatro Evangelhos”, que  ele se materializou.​

Teoria a qual me filio, até porque só se tem relatos da sua passagem pela terra por um curto período, até agora não se conhece relatos de sua infância ou juventude. ​

Mas, acredito que isso não interessa, é irrelevante. O Natal não simboliza apenas o seu nascimento, mas celebra a sua doutrina de amor ao próximo, justiça, igualdade, perdão, etc.

E nesta comemoração tão importante, faço votos! Que mesmo por alguns instantes, o leitor  consiga transgredir as leis internas rígidas, patriarcais, para permitir viver a experiência do fantástico que a vida simbólica pode trazer. ​

E inspirados pelos valores Cristãos a gente faça esforços e comece a tornar o mundo um lugar melhor.

Dica muito importante Se algo acontecer com alguém que estamos envolvidos emocionalmente, é porque devemos aprender algo. Eu disse aprender, e não viver o drama do outro.

 

https://www.bbc.com/portuguese/geral-44148808

¹ https://www.facebook.com/groups/751183425273144/posts/2519040191820783