Cota Racial

 

 

Lei aurea1

 

O debate sobre as cotas ainda é classificado como um tema polêmico, devido às variedades de concepções que fazem, muitas vezes, o debate ficar cristalizado.

Porém não adianta falar neste assunto se  esquecendo que a colonização do território brasileiro foi baseada na utilização da mão de obra escrava.  

 A lei que libertou os escravos apenas encerrou  a exploração da força de trabalho dos negros. Porém, esta lei não vislumbrou os desafios e problemas que essa parte da população enfrentaria a partir daquele momento.

Não houve a adoção de nenhuma medida que levasse à inclusão dos escravos libertos na sociedade brasileira, deixando-os marginalizados e alvos do racismo vigente no Brasil.

Rui Barbosa já havia proposto que cuidassem dos filhos e netos destes escravos libertos. Quando alguém me pergunta sobre cota racial? Respondo é herança, legado que estes escravos deixaram aos seus descendentes, é  respeito ao Principio Constitucional da Igualdade, que não significa colocar no mesmo patamar “igual os desiguais”. Mais sim, como já dizia Karl Marx. “Dar a  cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual segundo suas necessidades”.

 

 

2 ideias sobre “Cota Racial

Comentários encerrados.