o yin e o yang

 “Não seja guiado por seus problemas. Seja movido por seus sonhos”

 

 

A filosofia chinesa diz que na vida há uma alternância básica de duas energias, o yin e o yang, o ativo e o passivo, o claro e o escuro, a abundância e a escassez. O mais sábio é aprender a observar essa alternância de forças a viver de acordo com elas.

No I CHING, o milenar Livro das Mutações Chinês, fala que essas alternâncias podem acontecer durante a vida em 64  momentos. Viver de acordo com o Tao( que pode ser traduzido como o Princípio Único, o caminho ou Deus) é saber reconhecer em que momentos estamos, e agir de acordo com eles, sem resistência. Na China esta atitude é chamada de ação de não ação, wu wei.

Em termos práticos, quer dizer que em momentos de abundância, por exemplo: ela vai frui-la intensamente, sem esquecer-se de que esse período pode ser breve e que deve se prevenir para isso.

E quando chega a escassez, é mais útil reconhecer que também este momento será provisório e, com isso, buscar mais força e coragem para ultrapassá-lo com inteligência.

O Ching nos orienta a viver de acordo com o Tao, ou Deus, conforme ele se manifesta na nossa vida. Agimos, não agindo, seguindo um princípio ou um poder, maior, e não apenas de acordo com o nosso pequeno eu, o ego deseja.

A leitura dos livros sagrados, muita oração, meditação e observação atenta dos sinais que aparecem em nosso caminho ajudam a sentir o que é necessário fazer para seguir essa vontade maior.