O que é o gnosticismo?

Resultado de imagem para gnosticismo frases

Mas, afinal , o que é este gnosticismo?

Esta palavra tem aparecido ultimamente por causa do chamado “Evangelho de Judas”, que é de fundo gnóstico; e também por causa do livro “O Código da Vinci”, de Dan Brown (Editora Sextante, 2004), onde o autor diz que se baseou nos evangelhos apócrifos e gnósticos de Maria Madalena, Filipe e Tomé, para fazer as suas afirmação contra a Igreja católica. O gnosticismo está também na base filosófica e religiosa de muitos movimentos e seitas como a Nova Era, o espiritismo, hinduísmo, etc. Mas, afinal , o que é este gnosticismo?

Mas o que é o gnosticismo? Em poucas palavras vamos tentar explicar.
É uma concepção religiosa muito antiga, de antes de Cristo, que veio do Oriente, provavelmente da Pérsia, e que se infiltrou na Igreja gerando uma terrível heresia que foi severamente combatida já pelos Apóstolos São Paulo, São Pedro e São João em suas cartas, e também por Santo Irineu (130-200) no seu famoso livro “Contra os Hereges” (Ed. Paulus, Patrística, Vol. 4, 1995, SP).

O gnosticismo acredita que há como que dois deuses; um deus bom e outro mau; e o mundo teria sido criado pelo deus mau, um deus menor, que eles chamam de demiurgo; este seria o nosso Deus da Bíblia, dai todas as tragédias contadas nela. Para esta crença, as almas dos homens já existiam em um universo de luz e paz (Plenoma); mas houve uma “tragédia” – algo como uma revolta – e assim esses espíritos foram castigados sendo aprisionados em corpos humanos, como em uma cadeia, pelo deus demiurgo, e que os impede de voltar ao estado inicial. A salvação dessas almas só seria possível mediante a libertação dessa cadeia que é o corpo, que é mau, e isto só seria possível através de um conhecimento (gnose em grego) secreto, junto com práticas mágicas (esotéricas) sobre Deus e a vida, revelados aos “iniciados”, e que dariam condições a eles de se salvarem. Por isso os gnósticos não acreditam na salvação por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo; não acreditam no pecado, nos anjos, nos demônios, e nem no pecado original. Para eles o mal vem da matéria e do corpo humano, que são maus. A Igreja muitas vezes teve que se pronunciar contra isto e muitas vezes relembrou que “tudo o que Deus fez é bom”.

Para o gnosticismo tudo que é material foi criado pelo deus mal e deve ser desprezado; assim, por exemplo, o casamento e tido como mau porque através dele o homem (corpo) se multiplica. São Paulo combateu isto em 1Tm 4, 1ss. Tudo o que é espiritual teria sido criado pelo deus bom.

Segundo ainda o gnosticismo “cristão”, o Deus bom , Supremo, teria enviado ao mundo o seu mensageiro, Jesus Cristo, como redentor (um eon), um “Avatar”, portador da “gnósis”, a palavra revelada a alguns escolhidos e que leva à salvação (libertação do corpo). Jesus não teria tido um corpo de verdade, mas apenas um corpo aparente (docetismo); doceta em grego quer dizer aparente. Jesus teria então um corpo ilusório que não teria sido crucificado. S. João combateu isto em suas cartas (cf.1 Jo 18,-23)
O gnosticismo acredita também na reencarnação para a salvação da pessoa; vê-se então, que é radicalmente oposto ao Cristianismo.

Fonte: Felipe Aquino  www.cleofas.com.br

61 pensou em “O que é o gnosticismo?

  1. I’m usually to running a blog and i actually admire your content. The article has actually peaks my interest. I am going to bookmark your website and keep checking for brand spanking new information.

    • Vçe acredita que as pessoas possuem um estilo capaz de distigui-la dos demais?Como se fosse identidade? Ex: A pessoa quer se esconder, porém ela tem um jeito, como se fosse uma marca, como o escritor , ele tem detalhes próprios.

    • “Devo escrever a cada dia sem falhas, não tanto pelo sucesso do meu trabalho, mas para não sair de minha rotina”

      Desde muito pequena, minha relação com as palavras, com a escrita, não se diferencia da minha relação com o mundo em geral, eu acredito que não nasci para aceitar as coisas tal como estão, tal como me são oferecidas.

      Ps. Acredito em disciplina e que o esforço vence o talento. Venho de uma vida de muitas dificuldades, para conseguir qualquer coisa tive que me esforçar muito. Por quê não me esforçar fazendo aquilo que gosto? Que me faz bem?

  2. Abnormal this put up is totaly unrelated to what I was searching google for, but it surely used to be listed at the first page. I suppose your doing one thing proper if Google likes you adequate to place you at the first page of a non similar search.

    • Acredito que as pessoas agem assim por medo de rejeição, “moralidade de rebanho”, contudo agindo assim elas acabam perdendo a identidade, se tornam superficias, frívola.

  3. I think that may be an interesting element, it made me assume a bit. Thanks for sparking my considering cap. On occasion I get so much in a rut that I simply really feel like a record.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *