“Sempre em frente, e á frente”.
Fácil é uma palavra que não consta no dicionário da minha vida. Contudo, existem momentos que são mais difíceis que os outros, e o pior é quando esses períodos vêm acompanhados de nossos piores medos e fantasmas. E algumas vezes, isso ocasiona uma reação física. Foi o que ocorreu comigo esses dias ao ter que encarar uma situação difícil, passei muito mal!
Mas, como já estou atenta a estes movimentos internos, sabia que a indisposição iria passar logo depois que eu enfrentasse a situação e foi o que ocorreu.
Contudo, junto com este momento estou tendo a oportunidade de conviver com várias pessoas diferentes, que tem me ensinado muito. E a lição mais importante que aprendi com elas é que: Todo mundo tem angústia, aflições, problemas e dificuldades.
O que diferencia, uns diante do outro, é a maneira peculiar que alguns possuem de demonstrar coragem e paciência, nos dias amargos, quando tudo parece desperdiçar os sonhos e aniquilar a esperança. Porém, algumas pessoas possuem a capacidade de se refazer todos os dias, mesmo que tudo esteja ao avesso do que se deseja.
Aquilo que não me mata, só me fortalece… Friedrich Nietzsche.
Resiliência: Capacidade de lidar com seus próprios problemas e superá-los.
” Energia máxima que pode ser absorvida sem criar uma deformação permanente“.
A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação.
Estudiosos no assunto afirmam que precisamos dessa desordem, desse caos, para sobrevivermos e crescermos. O benefício vindo da experiência do estresse torna o ser humano melhor que antes. Além disso, pessoas que são resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e desenvolver relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois são indivíduos que possuem uma visão mais otimista da vida.
E você, o que faz em tempos de adversidades? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta? Saiba que existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente. Elas possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos. Pessoas com essas capacidades são consideradas pessoas resilientes.
Convido você a me acompanhar nessa leitura e entender melhor o que é resiliência, bem como os seus benefícios para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e até mesmo empresarial.