Trocando ideias

"Os dias difíceis É a forma mais rápida de aprendermos a apreciar os bons"

incrivelmentemediana   J.R. Franco

Os Guerreiros mais poderosos são a paciência e o tempo.

 

Nunca é a gota d’água que transborda o balde🧺 Nunca é por um detalhe que as coisas terminam. É pela soma das insatisfações nossas de cada dia. Um relacionamento, por exemplo, não acaba por uma briguinha à toa, ou uma discussão boba. Ele acaba pela quantidade de vezes em que o outro esteve errado e não admitiu, ou se desculpou. Acaba pelo esgotamento constante, pelas acusações infundadas, pela falta de confiança.

O amor acaba pelas ausências, pelos silêncios, pelas portas batidas – sempre um pouquinho mais forte do que o necessário. Quando alguém decide deixar o emprego, não faz isso porque foi cobrado por um relatório. Faz pela sobrecarga constante. Faz pelas horas a mais todos os dias, pela falta de reconhecimento, pelo acúmulo de funções.

Assim como o balde transborda com a soma de gotas, nossas vidas acabam sendo impactadas pela soma de pequenas insatisfações.  E o que derrama, na hora de transbordar, depende do que foi depositado aos poucos naquele relacionamento, naquele emprego, naquela pessoa.

Se foram sentimentos de agressividade, frustração e violência mal contida, como esperar que na hora do rompimento, haja doçura e delicadeza? Derramar é cansar. É revoltar-se. É colocar para fora um pouco daquilo que usaram para nos preencher por dentro.

Nathaniel Branden, psicoterapeuta escreveu: “É a pressão constante, não o impacto isolado, que quebra o espírito humano”. Sêneca foi mais metafórico: “Não é a tempestade, mas a gota de água constante, que afinal arruína a pedra mais forte”.

Cada um a seu tempo, ambos foram certeiros ao constatar que é preciso muita pressão acumulada, muita insatisfação reprimida, muito sapo engolido, para que possamos, por fim, dar um basta em algumas relações abusivas.

Se hoje “Eu não aguento mais!” é a frase que você mais repete – antes de continuar aguentando, claro -, está na hora de perceber quão cheio o seu balde está. E se vale a pena – ou não – esperar até que venha a última gota e ele transborde por si. 💧

Vinícius Linné

Aprenda a respeitar a privacidade dos outros🚩A vaidade faz com que as pessoas acreditem que sabem a melhor solução para os problemas dos outros. Porém, nada substitui a experiência, e quando o indivíduo  se apressa em julgar as atitudes alheias segundo seus próprios padrões, acredita estar de posse da verdade. Ledo engano! Quanta ilusão! Como avaliar emoções que nunca sentimos?Como saber o que vai além das aparências? Como descobrir os limites da nossa resistência e certas tentações, se nunca fomos tentado?

Dica🔊. Qualquer caminho que a gente escolha, seja bom ou ruim sempre vai nos levar onde devemos está.

Reflexão 🤔As sua definições na vida estão atualizadas?

Amigas👩🏽‍🤝‍👩🏼No mundo real, somos todos iguais em nossas diferenças, cada um com seus gostos, seus rosto e suas escolhas, vivendo ao sabor do momento, dos acontecimentos e dos  acolhimentos. Nas nossas diferenças nos reconhecemos idênticas e nos percebemos únicas.

 

 

2 pensou em “Trocando ideias

Deixe um comentário