Sfumato: Enfrente a sombra | Leonardo Da Vinci

Carl Gustav Jung y la Sombra en el Ser Humano - YouTube

Nota inicial: “Sombra é o lado obscuro da nossa personalidade. Ela contém tudo aquilo que consideramos inferior, que queremos negar ou esconder. Aquilo que é considerado fora dos padrões sociais, contrário à moral. Os desejos reprimidos, aspectos de personalidade menos louváveis, os instintos animais”.

“A sombra é a diminuição da luz.”

Sfumato: Enfrente a sombra

A luz e a sombra são duas presenças constantes que acompanham o ser humano desde os primórdios da história. Muitos filósofos buscaram compreender a relação destas duas polaridades. Plotino, filósofo neoplatônico, defendia que o bem e o mal são complementares, que um começava onde o outro acabava, e que não existiam sombras, mas sim a ausência de luz.

Os princípios de sombra e luz sempre estiveram muito ligados à consciência humana, pois quando o homem age de acordo com o dever, de forma consciente, ele age na luz. Carl Jung, psiquiatra suíço, dizia: “a sombra é inconsciente“. Krishna, em um trecho do tratado hindu Bhagavad Gita, instruía a Arjuna: “O conhecedor da verdade não permite a sombra do ganho pessoal atacar o caminho do dever“. E falando de dever, defendia Immanuel Kant, filósofo alemão: “O ser humano deve agir pelo dever e não pela inclinação”. Reunindo estes conceitos, temos que a sombra só se torna presente no ser humano, quando ele deixa de agir conforme o dever, o que o distancia de sua própria natureza.

Sfumato foi uma técnica desenvolvida por Leonardo Da Vinci, em que ele conseguia reproduzir com fidelidade a textura da pele humana, através de uma série de camadas de tinta que davam um efeito de esfumaçado. O mestre se aprofundava tanto no estudo de cada obra que entrava em comunhão com a natureza do objeto em estudo. Era quase um processo de decantação onde ele removia todas as impurezas de intenção para deixar passar somente a mais pura e bela manifestação da ideia. Talvez isso explique o profundo mistério que guarda cada obra sua. Como disse Plotino, antes de morrer: “Conjugai o que há de divino em vós, com o que há de divino no universo“. Talvez tenha sido essa a chave de Da Vinci para alcançar profundo conhecimento em cada coisa, e trazer luz à tudo aquilo que ele fazia. O princípio do Sfumato significa trazer luz à nossa consciência através da excelência de cada uma de nossas ações.

Texto Fonte: leonardodavinci.cc › sfumato-enfrente-a-sombra

Arquétipo da sombra: o lado escuro da nossa psique

Arquétipo da sombra: o lado escuro da nossa psique

O arquétipo da sombra representa, de acordo com a psicologia analítica de Carl Jung, o “lado sombrio” da nossa personalidade. É o submundo conturbado da nossa psique que contém os nossos sentimentos mais primitivos, os egoísmos mais afiados, os instintos mais reprimidos e aquele “eu escondido” que a mente consciente rejeita e que nos mergulha nos abismos mais profundos do nosso ser.

Todos nós já ouvimos falar desse conceito, do arquétipo da sombra que de alguma forma continua a ser usado npsicologiapara falar sobre esse confronto: o sentimento de disputa que às vezes travamos com nós mesmos quando trabalhamos com as nossas frustrações, com os nossos medos, inseguranças ou ressentimentos.

“Ninguém se ilumina imaginando figuras de luz, mas se conscientizando da escuridão”.
– Carl Jung –

No entanto, não podemos esquecer que a ideia que Carl Jung nos trouxe através do seu trabalho sobre os arquétipos já estava presente em nossa sociedade histórica e culturalmente. O conceito de sombra ou o lado obscuro constitui essa dualidade comum, que inspirou Robert Louis Stevenson a criar o seu clássico “Dr. Jeckyll e Hyde”, muito antes de Jung desenvolver a sua teoria sobre o arquétipo da sombra.

Tudo o que consideramos em um determinado momento como “ruim” devido à nossa educação e aos padrões morais da nossa sociedade se transforma na nossa sombra. No entanto, não é aconselhável ver todas essas dinâmicas internas como experiências reprováveis ou perigosas, até o ponto de pensar que todos nós carregamos um Hyde que quer se manifestar.

O próprio Jung explicou que existem diferentes tipos de sombras e que uma maneira de alcançar o bem-estar, a cura e a liberdade pessoal é torná-las conscientes e enfrentando todas elas.

Como lidar com nossas sombras

 O arquétipo da sombra: o lado escuro do ser humano

O arquétipo da sombra está relacionado ao conceito de inconsciente formulado por Freud. No entanto, contém nuances únicas que a diferenciam de forma considerável e que a enriquecem. Não podemos esquecer que o que começou como um idílio intelectual entre Freud e Jung acabou esfriando, até o ponto de Jung dizer que o pai da psicanálise era “uma figura trágica, um grande homem, mas uma pessoa com a qual ele não concordava”.

Jung desenvolveu o seu próprio método de trabalho, a psicologia analítica. Ele deixou de lado o sofá e essa relação assimétrica entre terapeuta e paciente para desenvolver uma terapia baseada na conversa, investigar a estrutura da psique e o inconsciente onde os arquétipos navegam. Entre todos eles, aquele que poderia ter o maior valor terapêutico era, sem dúvida, o arquétipo da sombra. Vejamos as suas características:

A sombra: uma presença conhecida, mas reprimida

  • A “sombra” foi um termo que Jung pegou emprestado de Friedrich Nietzsche.
  • Essa ideia representava a personalidade oculta que cada pessoa possui. À primeira vista, a maioria de nós aparenta (e nos percebemos) como seres bons e nobres. No entanto, no nosso interior há certas dimensões reprimidas, onde se escondem os instintos hereditários, a violência, a raiva, o ódio…
  • O arquétipo da sombra não vive somente dentro de cada pessoa. Às vezes, também está presente em “grupos de pessoas”, em seitas, em alguns tipos de religiões ou mesmo em partidos políticos. São organizações que podem, em um determinado momento, lançar a sua sombra à luz para justificar atos violentos contra a própria humanidade.
  • A sombra se torna mais destrutiva, insidiosa e perigosa quando a “reprimimos”. De acordo com Carl Jung, quando ela se projeta aparecem os distúrbios como a neurose ou a psicose.
  • Da mesma forma, Jung diferenciou o arquétipo da sombra em dois tipos. O primeiro é a sombra pessoal, que todos nós carregamos como as nossas pequenas frustrações, medos, egoísmo e dinâmicas negativas mais comuns. No entanto, haveria também a sombra impessoal, que conteria a essência do mal mais arquetípico, aquele que acompanha os genocídios, assassinos implacáveis, etc.

Texto Fonte: amenteemaravilhosa.com.br › Psicologia

“Infelizmente, não há dúvida de que o homem não é, em geral, tão bom quanto imagina ou gostaria de ser. Todo mundo tem uma sombra, e quanto mais escondida ela está da vida consciente do indivíduo, mais escura e densa ela se tornará. De qualquer forma, é um dos nossos piores obstáculos, já que frustra as nossas ações bem intencionadas.”
– Carl Jung –

 

Todos temos luz e trevas dentro de nós.... Harry Potter e a Ordem ...

Ps♣O silêncio muitas vezes é o lugar mais adequado para manter certas palavras, certos sonhos e pensamentos.

Deixe um comentário