O papel do advogado

 

O nome advogado soa como um grito de ajuda. “Advocatus, vocatus ad”, chamado a socorrer. Também o médico é chamado a socorrer, mas só ad advogado se dá este nome.   Quer dizer que á entre a prestação do médico e a do advogado uma diferença, que não voltada para o direito, é, todavia, descoberta pela rara intuição. Advogado é aquele, ao qual se pede, em primeiro plano, a forma essencial de ajuda, que é propriamente a amizade .

Francesco Carnelutti

 

O primeiro papel do advogado é prestar solidariedade…Ele tem o papel de socorrer aqueles que necessitam de auxílio para os conflitos humanos inerentes a esta condição; é um médico, não da estrutura física molecular humana, mas de almas errantes, ou não, que por algum infortúnio estão sob o risco de sofrer uma ação.

Assim está o advogado sob o signo da humilhação junto com o seu cliente, e se sujeita a pedir, suplicar e sofrer junto com ele todas as consequências advindas de um processo.

Tal como a medicina hipocrática, para qual não há doenças, mas apenas doentes, o médico cuida do corpo, o advogado luta pela cura das feridas abertas na alma dos injustiçados, pobres ou ricos,  isto é, homens e mulheres nominalmente acusados perante a justiça, homens e mulheres de carne e osso, que se apresentam, cada qual em si mesmo, como seres únicos e insubstituíveis”. (Fábio Konder Comparato)

O advogado deve guardar a seguinte verdade: No exercício da advocacia “devemos sempre nos preparar para o fracasso. Isto torna mais gratificante o sucesso” “Em advocacia é preciso pensar, planejar e ter muita calma”. É preciso ouvir tudo para depois separar as emoções daquilo que possa merecer análise jurídica” a advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha forem enchendo tua alma de rancor, chegará um dia em que a vida será impossível para ti. Terminado o combate, esquece, logo, tua vitória como tua derrota.”(Código da Vida,) “

A identificação com o cliente e com a causa é uma verdadeira necessidade, o advogado tem que abraçar o drama judiciário do qual participa, não como um objeto manipulado, mais como um autentico protagonista.

Pois tal como o teatro, o Direito é uma arte, e o advogado, por conseguinte, um artista. Artista porque deve saber o momento certo de entrar na cena, as falas decoradas tais quais estão as leis positivadas, com as belezas do improviso.

Mas ainda que se tenha um script, um texto positivado (escrito em códigos), o direito é mais do que os enunciados normativos, mas é essencialmente uma visão de palco, uma ambientação estratégica de como pensar o caso, como ver o cliente, como encaixá-lo numa petição e, sobretudo, como pensar e raciocinar o direito.

Não basta, portanto, decorar, tem que sentir. Semelhanças não são em vão. Analogia à parte  – que é bem contextualizada com o momento atual, não retirando o caráter histórico e futurista da essência artística do Direito, é fato que o Direito é um espetáculo, com gêneros dramáticos, melancólicos, humorísticos, mas sempre com um suspense: qual será o pronunciamento do Juiz?

 

 

16 ideias sobre “O papel do advogado

  1. First off I would like to say wonderful blog!
    I had a quick question in which I’d like to ask if you don’t
    mind. I was curious to find out how you center yourself and clear your
    mind prior to writing. I’ve had a hard time clearing my thoughts
    in getting my thoughts out there. I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally
    lost simply just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints?
    Cheers!

  2. hey there and thank you for your info – I have certainly picked up something new from right here.

    I did however expertise a few technical points using this website, as I experienced to
    reload the website lots of times previous to I could get it to
    load correctly. I had been wondering if your hosting is OK?

    Not that I’m complaining, but slow loading instances times will often affect your placement
    in google and could damage your high quality score if ads and
    marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to my email and can look out for much more of your
    respective interesting content. Ensure that you update this again very soon.

  3. Magnificent goods from you, man. I’ve understand your
    stuff previous to and you are just too excellent. I really like what you’ve acquired here, really
    like what you’re stating and the way in which you say it.
    You make it enjoyable and you still take care
    of to keep it wise. I cant wait to read far more from you.
    This is really a great site.

  4. Pingback: moncler bady verde

  5. Pingback: giubbotti peuterey ragazzo

  6. I conceive this web site has some rattling good information for everyone :D . “I like work it fascinates me. I can sit and look at it for hours.” by Jerome K. Jerome.

  7. Pingback: Yeezy Boost 350

Comentários encerrados.