Trechos do Livro a Revolta de Atlas

DINHEIRO5

“A civilização é o avanço de uma sociedade em direção à privacidade. O selvagem tem uma vida pública, regida pelas leis de sua tribo. Civilização é o processo de libertar o homem dos outros homens.” – Ayn Rand

A REVOLTA DE ATLAS tornou-se a bíblia do capitalismo, um romance quase real, indispensável a quem gosta de trabalhar, de produzir, de criar, de ser útil e fazer tudo o que faz bem feito. Daqueles que acordam de manhã e levantam em busca daquilo que querem, que não aceitam esmola, que não buscam piedade, que acreditam somente em seu próprio esforço como meio de conquistar aquilo que se quer.

Atlas, segundo a mitologia, tinha como castigo carregar o mundo nas costas. Na história de Ayn Rand, os homens que carregam o mundo nas costas, que fazem as coisas acontecerem, cansam e decidem parar. Os grandes homens do mundo (empresários, cientistas, médicos, professores, físicos, músicos) decidem fazer uma grave e param de trabalhar, de criar, de fazer as coisas acontecerem. Neste clássico romance de Ayn Rand, os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade.os conceitos mostrados no filme e que podem levar todo o mundo conhecido à falência estão em plena operação nos dias de hoje. Mas até quando eles vão aguentar? Considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia.

Então o senhor acha que o dinheiro é a origem de todo o mal? O senhor já se perguntou qual é a origem do dinheiro? O dinheiro é um instrumento de troca, que só pode existir quando há bens produzidos e homens capazes de produzi-los. O dinheiro é a forma material do princípio de que os homens que querem negociar uns com outros precisam trocar um valor por outro. O dinheiro não é instrumento dos pidões, que pedem produtos por meio de lágrimas, nem dos saqueadores, que os levam a força. O dinheiro só se torna possível através através de homens que produzem. É isto que o senhor considera mau? Quem aceita dinheiro como pagamento  por seus esforços só o faz por saber que ele será trocado pelo produto do esforço de outrem. (Trecho conhecido como discurso sobre o dinheiro).

 DINHEIRO3

 

PS≈ Há quem se reduza à posição que ocupa. E há quem siga adiante e avança.