COMO DOMINAR O ESTADO DE FLOW, O AUGE DA PRODUTIVIDADE

O que é e como alcançar o estado de fluxo? - Portal

 O canto de um pássaro na sua janela lhe tira do transe.

Você olha para sua mesa e pensa: “onde eu estava, mesmo?”

Você ficou trabalhando por horas, mas pareceu que eram apenas alguns minutos. Sua mente consciente estava totalmente engajada na tarefa em questão e o mundo ao seu redor deixou de existir. 

O que você criou não é fácil, mas é maravilhoso. Você fez um progresso satisfatório em uma tarefa difícil. E, além disso, foi algo prazeroso.

Essa experiência é chamada de estado de flow. 

estado de flow, ou estado de fluxo, é aquele momento mágico em que você está trabalhando em algo desafiador, se desliga do mundo lá fora e mantém tamanha concentração que o tempo parece desaparecer.

Antes visto como algo misterioso, talento só dos artistas e gênios, agora entendemos que é algo que qualquer pessoa pode induzir para chegar a ideias criativas e inovadoras.

O estado de flow está na intersecção entre o divertimento e o desafio e, se tirarmos um momento para compreendê-lo, podemos aumentar muito a nossa satisfação com a vida, assim como nossa produtividade no trabalho.

O que é o estado de flow?

O conceito de flow foi identificado pela primeira vez em 1975 e popularizado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.

De acordo com Csikszentmihalyi o estado de flow é:

… um estado mental que acontece quando um pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo.”

O estado de fluxo é composto por 6 partes importantes:

  1. Concentração intensa na tarefa à sua frente.
  2. União de ação e consciência – “ser e fazer se torna uma coisa só
  3. Perda de consciência de si mesmo
  4. Plenitude, ou um senso de controle pessoal sobre a situação
  5. Uma distorção da percepção de tempo
  6. Experiência autotélica, ou o fato de a atividade em si ser intrinsecamente recompensadora, em vez do resultado dela

O estado de fluxo também é marcado pela presença de um desafio e de um certo nível de habilidade — em que somos capazes de expandir nossas capacidades para superar a dificuldade.

Esta imagem apresenta as condições ideais para que o estado de flow ocorra (canto superior direito):

estado-de-fluxo

Essa combinação de desafio + habilidade é onde nós encontramos satisfação, felicidade e crescimento — algo que todos nós deveríamos almejar.

O que não é estado de fluxo 

Infelizmente, não é algo fácil de ativar.

A expressão “sem esforço” nunca deveria ser usada para se referir ao estado de fluxo. Alguns pensam que é um estado de puro prazer, onde nós amamos tanto o trabalho que ele simplesmente flui como um rio através de nós.

Mas isso é uma dissimulação (e vai contra a tese do professor Csikszentmihalyi, de acordo com a imagem acima).

Na realidade, o estado de flow é onde trabalho duro encontra o prazer e o significado.

É o momento em que mostramos a nós mesmos o que somos capazes de atingir: quando operamos no nosso potencial máximo.

E isso não é para iniciantes.

O ato de aprender como fazer algo nem sempre nos permitirá entrar em estado de flow. Durante a prática, há um nível de autoanálise consciente que nós precisamos desenvolver em cada tentativa; há muito “parar, começar, mudar à medida que avançamos. Entrarno flow em uma disciplina específica é algo que precisa de muita prática e aprendizado.

Barbara Gail Montero em seu artigo para a revista Aeon, “Against Flow”, destaca uma diferença chave entre ótima performance e o estado de flow:

A pesquisa de Csikszentmihalyi sugere que estado de fluxo conduz a uma experiência prazerosa. Mas, isso não significa necessariamente que o estado também nos leve ao auge do desempenho. Então, busque o fluxo quando quiser se sentir melhor, mas não necessariamente quando quiser fazer melhor. Isso não significa que realizar ou apresentar algo seja sempre desagradável; na minha experiência, não é tão ruim quanto o que o comediante Steve Martin trouxe em seu livro, Born Standing Up (2007):

“O prazer durante a apresentação… seria uma perda de foco que a comédia não aceita.” Logo, as apresentações prazerosas não são necessariamente as melhores. Abdicar da busca pelo prazer, às vezes, é a única maneira de seguir o caminho para a perfeição, que nunca acaba.”

Também é possível entrar no estado de fluxo realizando atividades pouco saudáveis. Por exemplo, você pode entrar em um estado de fluxo jogando video-game de forma viciada ou mesmo com jogos de azar. Então, não se trata de algo atingido especificamente de maneira positiva, mas nós podemos e devemos usá-lo de forma positiva.

A psicologia do flow

Flow é um estado mental amplamente estudado na música e no esporte; 2 áreas em que a criatividade são mais fáceis de mensurar.

No entanto, ele também pode ser atingido na escrita, na dança, jogando quebra-cabeça, falando em público, socializando, entre outras atividades. Se você já esteve em uma conversa tão envolvente que você perdeu a noção do tempo, essa conversa pode ter levado você ao estado mental de flow.

O estado de flow tem sido amplamente estudado por pesquisadores da psicologia também. A partir disso, fica claro que não é algo místico.  É mensurável e real e, aparentemente, muitas pessoas podem atingi-lo — senão todas.

Flow é o estado mental que também pode ser atingido em grupos — sobretudo em equipes esportivas, mas também em empresas, contanto que haja um ambiente propício para isso.

Em geral, qualquer pessoa envolvida em uma atividade contemplativa, criativa ou reflexiva pode atingir o estado de fluxo.

fluxo-estado-mental

Há também uma correlação interessante entre estado de fluxo e aqueles que experimentam a sinestesia (uma combinação de experiências sensoriais) e ASMR.

ASMR é uma experiência sensorial semelhante ao flow, relativamente nova para as pesquisas científicas, que envolve um relaxamento intenso em um estado de transe com arrepios pela cabeça e pelo pescoço. Ela é causada por sons suaves como sussurros ou som ambiente. Como um estudo coloca:

Relatos sobre o ASMR descrevem estados de foco, de maior ‘presença’ e de relaxamento que tem a ver com alguns aspectos do estado de flow.”

Se você já entrou no buraco negro dos vídeos de ASMR, no YouTube, você sabe que é uma experiência bastante interessante e que pode trazer sim relaxamento e foco.

estado-de-flow

Então, se você compara os 2 estados, fica um pouco mais claro o que é o flow: uma resposta a determinados estímulos. Assim como a hipnose e a meditação. Pesquisas mostram que o ASMR pode ser induzido por uma “conjunto relativamente constante de gatilhos “ assim como o estado de fluxo.

Então como, exatamente, você pode configurar esses estímulos e reproduzir os gatilhos para ativar o estado de flow?

Como induzir o estado mental de flow

A habilidade de induzir o flow no estado mental é muito útil na arte, nos negócios e na vida como um todo. Há algumas coisas simples que você pode fazer para atingi-lo.

1. Foque nas tarefas certas

É quase impossível entrar no estado de flow se você está fazendo algo que não gosta. Lembre-se, você está buscando experiências que são inerentemente prazerosas, significativas ou gratificantes. Então, o primeiro passo é almejar uma experiência autotélica.

Todos nós temos que fazer coisas desagradáveis na vida. Mesmo no nosso emprego dos sonhos podemos ter que responder e-mails, ouvir mensagens de voz ou ter conversas desconfortáveis. Mas geralmente há pelo menos uma parte do trabalho que você realmente aprecia. Você consegue criar tempo para focar nisso?

Se você acha difícil se envolver em seu trabalho ao longo do dia, vale a pena questionar se suas tarefas são difíceis ou complexas o suficiente. Se você está frequentemente entediado, avalie se seu trabalho aproveita o seu conjunto exclusivo de habilidades. Se sua mente ainda vaga com frequência, é um bom sinal de que suas tarefas não são complexas o bastante e não consomem o suficiente da sua atenção.”

2.  Na psicologia do flow, a prática leva à perfeição

Seguindo os pontos acima sobre desempenho versus fluxo, você precisa de algum nível de habilidade em fazer algo antes de realmente atingir o auge de um estado de flow.

Falar, escrever, programar, liderar, pintar. Cada uma dessas atividades tem o potencial de levar a um estado de flow.

Mas isso é quase impossível para iniciantes, pois essas pessoas se concentrarão em como fazer as atividades pela primeira vez. É apenas depois de atingir um estado de competência que você será capaz de jogar fora as algemas da aprendizagem inicial e ter mais plenitude .

E como conseguimos entrar nessa zona ótima?

  • Aprendendo como os outros fazem
  • Tentando
  • Analisando o desempenho
  • Tentando de novo, com base no que você aprendeu
  • Repetindo

3. Encontre o ambiente correto

A distração é inimiga do flow. Estar em um ambiente propício para o foco e pensamentos criativos é essencial para induzir o estado mental de flow.

Alguns têm a sorte de ter um trabalho remoto, ou algum lugar silencioso para se esconder quando as coisas ficam complicadas.

Se estiver em um escritório, talvez possa pedir a seus colegas que conversem menos, ou tentar usar um fone de ouvido com bloqueio de ruído. Se puder, sente-se em algum lugar silencioso, onde poucas pessoas passam pelo seu campo de visão periférico. Observar as pessoas também pode ser uma das razões para a dificuldade de concentração.

Música ou sons ambientes podem ser bastante úteis; de preferência os sons calmos, repetitivos e naturais, para que seu cérebro não foque na melodia ou nas palavras. Sons ASMR podem ajudar, é claro, ou mesmo um som reconfortante da chuva .

4. Cuide da sua saúde criativa

Sua habilidade de saber como despertar a criatividade e atingir um estado de fluxo duradouro depende da sua energia e saúde. Ele simplesmente não vai acontecer se você estiver com muito trabalho ou beirando a exaustão.

A gente já sabe o que é bom para saúde. Então, é só uma questão de fazer com consistência para mantê-la.

Nas palavras de Tom RathComa, mexa-se, durma.

Quando não nos sentimos criativos, ou não conseguimos entrar no flow, geralmente, um desses 3 elementos está sendo negligenciado .

Complementando sobre o descanso — especificamente, os 4 tipos de descanso descritos pelo Dr. Matthew Edlund, no seu livro ’The Power of Rest: Why Sleep Alone is Not Enough’. 

Os 4 tipos são:

  • Descanso mental – Meditar, ler livros não relacionados ao trabalho (como ficção), contemplar o mundo à sua volta e deixar a mente vagar (em vez grudar no celular).
  • Descanso social – Usar a conexão social para relaxar, como sair com amigos, jogar um esporte de equipe, conversar ao telefone, ou dar e receber abraços longos. Nossas necessidades psicológicas de contato podem ser esquecidas quando estamos na correira com nosso trabalho.
  • Descanso espiritual – Apreciar a beleza da natureza, ir a um lugar de adoração, ou apenas tirar um tempo para pensar sobre as grandes questões da vida. Isso pode nos dar uma perspectiva muito importante sobre onde estamos gastando nossa energia.
  • Descanso físico – Deitar-se, relaxar os músculos, tomar um banho, dormir até tarde, ou se alongar praticando yoga. Caminhar e se exercitar pode contar como um descanso se você normalmente permanece sentado o dia todo. Seu corpo vai agradecer.

Supra essas 4 necessidades e você estará em um estado ideal para alcançar um o estado de flow mais duradouro e com mais frequência.

 Ativando o estado de flow

Por mais misterioso que pareça, o estado de flow é perfeitamente atingível. Quando você realmente se concentra, é capaz de alguns feitos criativos extraordinários.

Às vezes, você precisa fazer atividades que não quer fazer. Mas, o desafio vai lhe trazer disposição, entusiasmo e vitalidade. Expandir suas capacidades para superar desafios faz parte da jornada.

É claro que, se você não gosta do seu trabalho, será difícil encontrar propósito mesmo em tarefas do dia a dia, mas isso pode ser um gatilho para tentar encontrar um novo desafio. Nesse caso, pode ser a hora de perguntar para si:

Você está seguindo no automático ou está buscando o flow?


Traduzido e localizado com amor por Mathias Luz.

Fonte: blog.trello.com › estado-flow

 Chega um certo estágio da vida em que o... Élida Pereira Jerônimo

24 pensou em “COMO DOMINAR O ESTADO DE FLOW, O AUGE DA PRODUTIVIDADE

  1. Appreciating the persistence you put into your site and detailed information you present.

    It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed material.
    Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  2. Great items from you, man. I’ve hhave in ind your stuff prior to annd you are jusat extremely
    magnificent.I really like what you’ve obtained
    here, certainly like what you are saying and the best way in which you assert it.
    You make iit enjoyale and you stilpl care for to keep it sensible.
    I can not wait to read much more frm you. That is actually
    a terrific web site.

Deixe um comentário