Os olhos vêm aquilo que a mente deseja

Citação

BAÚ DAS CURIOSIDADES: O PIOR CEGO Á AQUELE QUE NÃO QUER VER

 

Visão é a capacidade de enxergar além do que os olhos são capazes.

Myles Munroe

O ESCOTOMA OU O VÉU MEDIEVAL

         Escotoma, é uma expressão pouco usual, clinicamente refere-se a uma perda ou ausência de visão devida a patologias oculares. Na psicologia, usasse esse termo quando alguém se afasta e despreza a realidade, agindo como se não vissem.
        Suponhamos que uma mulher está a ser traída pelo seu parceiro, mas não quer admitir essa realidade, ela é a própria que afirma: “Desde que eu não veja, tudo bem”. Por isso não se apercebe que está a ser enganada.
            Se você ao procurar qualquer coisa, e salientar que não sabe e não vê onde aquilo se encontra, então o seu cérebro adicionará essa mensagem, poderá até passar com os seus olhos por aquilo que procura, mas você não enxergará, é como se estivesse sob hipnose.
            Quando diz: “Não sei onde ponho as coisas”; “Não consigo encontrar”; “Esqueço-me com facilidade”. Automaticamente o seu cérebro aceita essa realidade.
            É certo que nós temos acesso ao conhecimento e à verdade, através dos nossos sentidos, mas por vezes temos ouvidos e não ouvimos, temos olhos mas não vemos. Tudo nos parece vedado, como se tivéssemos um véu medieval que nos cobrisse a realidade. Pessoas com ideias pré-concebidas, dificilmente se aperceberão de uma nova verdade.
Todos sabemos pela História, como a Europa, mergulhou cegamente na escuridão, devido a ideias pré-concebidas e ultrapassadas. Houve uma cegueira colectiva, o conhecimento apenas brilhou em algumas estrelas, como numa noite escura se tratasse.
A Europa civilizada, escotomizou-se os dogmas foram mais fortes e implacáveis, e perseguiram-se as novas ideias, que hoje são aceites como normais.
A anorexia, poderá ser uma forma de escotoma, a pessoa anoréctica não admite que está magra, pelo contrário, convence-se que está gorda e tudo fará para perder uns quilos a mais, como um alcoólatra, só procura ajuda ao tirar o véu medieval, só assim verá a realidade, passará então a admitir que está doente.
            Que deverá fazer para se livrar do escotoma ou evitar de se cobrir com o véu medieval? Tudo faz parte de suas crenças, se põe traves a novas ideias, se tem medo da mudança, então criará um alibi, defenderá as ideias tradicionais como se o mundo fosse estático e não fosse sujeito a mudanças.
O pior cego é... | REFÚGIO DE UM SONHADOR
            Antes de examinar seja o que for, nunca diga: “Eu não acredito”. Seja receptivo às novas ideias e experiências. Lembre-se que muitas coisas que são hoje rotineiras (como voar, as viagens ao espaço, o telefone, a televisão, etc.), foram consideradas impossíveis e motivo de chacota pelos nossos antepassados.
            Dê maior visão aos seus sentidos, usando expressões como: “Eu vou encontrar”; “Eu vou examinar e tirarei todas as conclusões úteis”; “Estou receptivo a tudo aquilo que eu procuro”; “Com facilidade eu buscarei”. Dessa maneira o seu cérebro liberta todos os obstáculos que poderiam obstruir a sua mente.
            Tentar mudar as pessoas, que estão escotomizadas é uma tarefa inútil (quase impossível), quanto mais mostrar a verdade mais elas se encobrem no seu véu medieval. Quando a pessoa não quer ver, a visão não aparece, apenas vê quem quer. O orgulho de não crer ver a realidade, acaba sempre em teimosia.
            Lembre-se que ninguém conseguiu mudar o mundo. Sócrates, Buda, Cristo, Maomet, Marx, Gandhi que fizeram eles? Deixaram apenas um oceano de ideias.
            O véu medieval pode cair, quando a pessoa estiver receptiva à verdade, como Newton esteve receptivo, quando viu cair uma maçã e descobriu a lei da atracção.
PROF. KIBER SITHERC
Pensamentos, adivinhas e outras coisas minhas...: O PIOR CEGO É O ...

Você já contou mentiras a si mesmo?

Os seres humanos sempre possuíram necessidades psicológicas, podendo ultrapassar as barreiras da realidade. Você já deve ter ouvido alguém falando: “A verdade dói.”, e isso pode estar correto caso não esteja pronto para entender, acreditar e aceitar o fato. Nós preferimos fugir do fato real para uma mentira mais agradável a fim de perpetuar o estado atual, como a felicidade.

O quão desagradável poderia ser chegar em casa após sua festa de formatura, um dia de grande conquista, e saber que seu parceiro(a) te trai? Nesse caso, a pessoa poderia ter diversas reações, inclusive pensar: “Se eu não vi, não aconteceu.”, e essa é uma forma de se cegar diante de um fato. É claro que aqui estamos falando de uma verdade comprovada e não suposições ou insinuações.

Esse conflito é muito comum também entre ciência e religião, onde a ciência comprova e desmistifica várias situações mas o fiel prefere não acreditar. A fé pode cegar a realidade para amenizar a dor, ou para manter o alicerce de suas crenças.

A escotoma pode ser o nome dado a uma doença nos olhos, já quando falamos em psicologia a escotoma é conhecido como o véu medieval que cobre uma realidade na qual não se quer enxergar. Vamos olhar mais um exemplo sobre o assunto, a anorexia

. Uma pessoa com anorexia possui uma visão distorcida do seu corpo, ela pode estar muito magra mas ainda se enxerga com um corpo gordo ou fora do ideal. Essa pessoa está mascarando a realidade do seu corpo, não acreditando que já está magra o suficiente, enganando seu cérebro para continuar no processo de emagrecimento, chegando a níveis extremos.

A repetição de uma mensagem em nosso cérebro é extremamente poderosa, ela pode mudar seu comportamento, seu estado, suas ações e todos os pensamentos de sua mente. Pode ter certeza, que se você pensar todos os dias que está gordo, você vai se sentir gordo e caso não esteja gordo irá se tornar um! As palavras tem poder, e muitas delas ficam registradas em nosso subconsciente. Quando falamos da escotoma estamos escondendo uma verdade com algum pensamento.

A sociedade é feita de diversas pessoas nas quais são diferentes uma das outras em muitos sentidos. Viver nessa sociedade é extremamente complexo, e muitas vezes acabamos contando pequenas mentiras a nós mesmos ou mascarando verdades de alguma forma. Isso não diz o que é certo e errado, cada situação é diferente da outra. Não podemos dizer que é errado o cônjuge pensar que não foi traído(a) para manter um casamento feliz, não podemos dizer que é errado o fiel não acreditar na ciência para ter a base da fé no momentos que precisa, não podemos dizer que é errado alguém buscar o corpo que deseja. Do outro lado, não podemos dizer que é certo ser anoréxico, cometer adultério e viver em uma mentira. Uma pessoa poderia ser feliz negando algo enquanto uma outra seria infeliz, somos todos diferentes.

El escotoma psicológico o ceguera... - Bioquímica emocional | Facebook

O que precisamos fazer é condicionar a nossa mente a tomar decisões conscientes, e não apenas seguir dogmas, verdades absolutas, a mídia e outras fontes. Seja aberto a novas ideias, novos pensamentos, não julgue ou critique antes de realizar uma análise cuidadosa. Isso não vale apenas para um diálogo entre uma ou mais pessoas, vale também para consigo mesmo. “Converse” com você mesmo, pense, analise, sinta, antes de tomar suas decisões. O mundo está mudando a cada segundo, novas verdades surgem, e antigas morrem. Esteja aberto, adapte-se e evolua.

Fonte: Textos retirados da internet.

 

O pior cego é aquele que não quer enxergar. Mesmo que a realidade ...

 Ps♣ De vez em quando, fechamos os olhos só para não tomar uma atitude.

Nota♣ As pessoas só enxergam o que querem enxergar, porém, ninguém tem o direito de tirar o cisco dos olhos do outro, de impor a mesma visão.

O problema surge quando esta cegueira começa a te atingir. E tem outa, o que é normal pra um, é um absurdo para o outro! A santidade de uma, é a pornografia da outra.