O descanso da razão

Citação

Dúvida Metódica: O sono da razão produz monstros

 “A arte evoca o mistério sem o qual o mundo não existiria“, já disse René Magritte

Nesta gravura de Goya lê-se : “O sono da razão produz monstros.” Segundo o filósofo inglês Simon  Blackburn, a referência completa seria: “A imaginação abandonada pela razão produz monstros impossíveis, unida a ela, é a mãe das artes e a fonte de seus encantos.”

Observe a imagem do homem que dorme assombrado por morcegos, corujas, animais noturnos assustadores.

E aos seus pés um gato de olhos vivos, capaz de enxergar no escuro e de estar sempre atento, de dia e de noite. Não seria uma alegoria pertinente para representar a razão sempre atenta?

Contudo, os conceitos de razão e critica precisam ser reexaminados. Quando se fala em razão, não é mais possível acreditar ingenuamente que somos racionais só em decorrência de nossa humanidade.

Muito além da razão, a exemplo de Nietzche, buscamos a gênese dos valores e a recuperação dos instintos vitais. e, a partir de Freud e Marx , admitimos que a razão pode também ser deturpadora e pervertida.

reprodução proibido por Rene Magritte (1898-1967, Belgium ...

Nesta obra de Magritte “Le faux miroir” (“O falso espelho“), a pintura não é um espelho que se limita a reproduzir as aparências. Não se trata de um espelho da realidade. É preciso ir além daquilo que se esconde.

A imagem mantém cativa a filosofia tradicional é a da mente como um grande espelho, contendo variadas representações, algumas exatas, outras não.

Fonte: Excerto retirado do livro Introdução a Filosofia.

 

Para terminar, mais uma frase antológica de René Magritte:

Não há respostas em minhas pinturas, só perguntas“.

As respostas estão em cada um de nós

A Consciência Mítica “O sono da razão produz monstros” F. Goya ...

Nota♠ O que Nietzsche quer dizer com: a verdade é um “batalhão de metáforas” ou ” “as verdades são ilusões”?

Ps♣No momento atual tem gente pedindo conselho ao desconhecimento.